domingo, 16 de novembro de 2008

Política e Democracia

A década de 80 foi muito importante para a democracia brasileira. Primeiro, aconteceu a passagem do poder dos militares para um presidente civil - que morreu em seguida. Depois, veio o bigodudo maranhense do Plano Cruzado. Depois aconteceu a eleição do caçador de marajás.

Dessas épocas me lembro de ver meus pais preocupadíssimos, acompanhando na TV o cortejo do caixão coberto com a bandeira, sem conseguir que alguém conseguisse me fazer entender o que estava acontecendo.

Depois me lembro de ver um montão de gente nas passeatas pelas "Diretas Já!" e meu pai falando que "a mamãe estava aparecendo na TV". Forcei muito a vista para enxergar, mas não vi nada.

Também me lembro da inflação galopante. Ela fazia com que meu pai ligasse pra minha mãe no dia em que recebia o pagamento e assim nos aprontávamos depressa para chegarmos ao supermercado o mais rápido possível.

Naquela época fazíamos uma compra enorme, pro mês inteiro, e tentávamos sempre pegar os pacotes da direita do etiquetador (antes que ele conseguisse terminar de remarcar os preços). Foi nessa época que compramos o freezer, pra poder estocar carnes por mais tempo.

Nas eleições de 89, fui ao meu primeiro comício - o mais lindo do mundo. Muita, muita gente no Anhangabaú cantando "é a gente junto, valeu a espera, sem medo de ser feliz". A gente realmente pensou que fosse daquela vez. Mas o Jornal Nacional editou o último debate e mudou os rumos da eleição.

Acompanhei tudo isso e acreditei que a população tem mesmo algum poder de influenciar seu próprio futuro, de mostrar sua força nas ruas, ainda que nem sempre os objetivos sejam alcançados numa primeira vez.

Talvez essas experiências tenham contribuído muito para meu jeito de pensar o futuro e o país - contruído por todos, melhor para todos.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Cá!

To aqui dando uma de co-piloto da narrativa da sua história, aproveitando o meu papel de "co-adjuvante" de muitos desses momentos! (pra quem não me conhece, prazer, sou o Fábio - irmão)

Esse comício, na realidade, foi na Praça Charles Miller, em frente ao Pacaembú. Lembro que a gente ficou no barranco do lado direito. Eu não entendia o que estava acontecendo mas estava correndo o tempo todo, tentando tornar aquilo divertido. :)
O Anhangabaú, nos anos 80, era bem diferente. O túnel não existia, e nem os jardins. Esse tradicional palco de eventos se consolidou apenas nos anos 90...

Essa é uma contribuição pentelha, mas que pode te fazer encontrar algumas pessoas que não se apresentariam se não pudessem dizer "eu também estava na Charles Miller aquele dia"

Beijão!