sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Tornar-se referência

Tenho me empenhado para entender como as pessoas se tornam referências em suas áreas de atuação. De uma certa forma, essa é a retomada de um sonho antigo, em que me via participando de muitas coisas, projetos, congressos, palestras... Ajudando outras pessoas a realizarem coisas grandes, realizando, por tabela, meu desejo de realizar coisas grandes.

Sempre que vejo nomes que foram convidados para eventos, comissões julgadoras, consultorias em projetos de grande expressão, corro para o google. E descubro que elas já participaram de outras coisas grandes (e não tão grandes) antes dessa, sempre realizando uma etapa essencial: a divulgação de experiências - próprias ou de outros.

São os tais "multiplicadores". Nem sempre são os que mais entendem do riscado, mas sempre são os que mais se dedicam a compartilhar o que sabem.

Então, se eu quero virar referência, é bom que eu comece:
- a escrever sobre o que faço para revistas, sites e outras publicações
- a escrever livros sobre o que faço
- a falar sobre o que faço
- a apresentar o que faço em eventos
- a submeter o que faço a concursos e prêmios
- a transitar pelos mundos onde acontecem as coisas que faço
- a conhecer pessoas que também fazem o que eu faço
- a fazer coisas junto com essas pessoas

Em resumo, estar em conexão, em rede.

(agir costuma funcionar melhor que pensar e escrever no blog - como em tudo, aliás)

Nenhum comentário: