quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Para lidar com minha hiperatividade profissional

Para lidar com minha hiperatividade profissional recorri a quase tudo. Até comprei um livro de auto-ajuda chamado "Meditações para Mulheres que Fazem Demais". Nem é preciso dizer que não ajudou.

O que ajudou mesmo foi ter encontrado o homem que viria a ser meu marido.

Antes que milhões de teorias equivocadas sejam esboçadas, vou contar logo o segredo. Não, eu não estava carente e não "me escondia" atrás do trabalho. Não, o marido também não é enérgico e não é de "fazer exigências". Também não foi exatamente a "convivência" com alguém que sabe relaxar que me fez aprender...

O nome da mudança na minha vida é... The Sims.

Meu marido me apresentou esse jogo de computador que já está em sua sei-lá-qual edição e consiste numa idéia simples: você administra a vida cotidiana de pessoas que você cria. Você verifica e provê o que sua pessoa precisa: banheiro, comida, banho, socialização, ambiente agradável, descanso, diversão. Também faz com que ela realize suas aspirações e evite que seus temores se realizem.

O dia-a-dia dessas pessoas criadas e coordenadas por você também inclui trabalho, mas essa parte é praticamente automática e não exige muito da sua atenção. Vez ou outra você desenvolve uma habilidade, garante que seu personagem não falte nem se apresente em estado deplorável no trabalho e só.

Aos poucos você vai percebendo que boa parte da vida consiste em se manter vivo.

Aconteceu que nesses últimos dias, quando bateu a culpa por não estar utilizando meu tempo para "produzir", um voz serena me apaziguou: "Calma, você só está elevando seu indicador de diversão..." e assim pude continuar livre.

Beira o patético, eu sei. Nem toda história de grandes conquistas é acompanhada por uma trilha sonora épica.

(tan tan-tan-tan, tan-tan-tan, tan, tan, tan, tan, tan!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Também adoro The Sims, muito embora faz anos que não jogo. Principalmente porque não é um jogo fácil, já que o mais difícil é administrar as pequenas questões cotidianas sem cair no tédio absoluto.

Sempre gosto muito destes seus insights cotidianos ;)