quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Hesitação ou"uma parte da minha cebola"

Dom Casmurro é genial. Pelo fato do narrador ser em primeira pessoa é impossível ter certeza da adequação de qualquer percepção ou julgamento expresso no livro.

Talvez seja por ter lido Dom Casmurro cedo demais; talvez seja por ter uma mãe que leu, releu, estudou e nos educou considerando os diversos Dom Casmurros de sua própria história; talvez seja simplesmente por ter auto-estima paradoxalmente baixa nessa altura da vida e dos acontecimentos...

O fato é que lá no fundo eu sei que não posso acreditar nas minhas percepções e nos meus julgamentos. Sim, também sei que eles são os únicos dos quais posso me valer. E é por isso que trabalho com eles: pela falta de outros melhores.

Consequência direta desse fato é que eu estou sempre repensando, sempre revendo, sempre hesitante, sempre semi-desistindo de tudo.

Um comentário:

Gabriel disse...

Concordo e assino embaixo. Essa é meio que a função do meu blog: poder observar os problemas de longe para depois chegar a novas (e confusas) conclusões