domingo, 5 de outubro de 2008

Cada coisa em seu lugar

Tenho ficado mais organizada com a idade. Meu quarto, meu armário, meus arquivos, meus e-mails, tudo o que quero encontrar, encontro com mais facilidade com o passar dos anos.

Em se tratando das coisas palpáveis, talvez esse fenômeno seja resultado de morar num apartamento pequeno e não mais numa casa grande. Uma amiga minha diz que sua receita de sucesso para arrumar as malas para uma viagem é primeiro escolher a mala, depois os itens que irão dentro dela. Todo ser humano precisa de limites.

Em se tratando de bits e bytes, o limite é uma realidade virtualmente impossivel (a não ser que você guarde vídeos ou muitas músicas). Assim, aquela velha tendência de guardar todo o lixo porque "um dia eu posso precisar" impera com toda força. O desafio da organização nos domínios desse reino é maior, mas também consegui uma estratégia interessante para lidar com isso.

Dentro de um grande assunto, crio pastas para arquivar tudo aquilo que se mostra útil desde o primeiro instante, inclusive numerando as pastas para garantir a sequência lógica dos assuntos. Os arquivos que sobram são encaminhados para uma pasta que fica sempre no final da lista intitulada "menos importantes" ou coisa similar.

Um dia desses, um processo de avaliação saiu do controle. O fluxo era tão intenso e o lixo era tanto que quase me vi rendida. Foi então que a experiência da casa grande veio me ajudar. Criei uma pasta chamada "sótão". Encaixotei e levei para o sótão tudo aquilo que não estava nas minhas necessidades imediatas. Sem aquele volume todo na frente dos meus olhos, minha casa ficou mais habitável e pude seguir feliz com minha vida.

Ontem entrei no sótão para tentar encontrar um arquivo. Assim como na vida real, entrar no sótão é sempre uma experiência...

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaiz...não me encontro nas gavetas desse arquivos. Maldade do microsoft people colocar pastinhas amarelas, como se nada tivesse mudado, né?
Acho que vou criar uma pasta "me deixa em paz" pra alguns arquivos.
Outro dia um amigo me falou pra arquivar algumas coisas no espaço...c tá loki meu? Minhas pastinhas no espaço? Jamais...
Abs Camila