domingo, 4 de novembro de 2007

O Código do Ser - James Hillman

"Tornamos nossa vida monótona pela concepção que dela temos.
(...)
Para começar, precisamos deixar claro que o principal paradigma para entender a vida humana, a interrelação da genética com o ambiente, omite algo essencial - a particularidade que você sente que é você. Ao aceitar a idéia de que sou o efeito de um choque sutil entre a hereditariedade e as forças da sociedade, reduzo-me a um resultado. Quanto mais minha vida for explicada pelo que já ocorreu em meus cromossomos, pelo que meus pais fizeram ou deixaram de fazer e pelos anos remotos de minha infância, tanto mais minha biografia será a história de uma vítima.
(...)
A atual mentalidade de vítima do americano é o lado coroa da moeda, cuja cara exibe a identidade oposta: o heróico self made man, que constrói sozinho seu destino e com inquebrável força de vontade. A vítima é a outra face do herói.
(...)
Em resumo, este livro é sobre vocação, destino, caráter, e sobre imagem inata. Essas idéias formam a 'teoria do fruto do carvalho' que sustenta que cada pessoa tem uma singularidade que pede pra ser vivida."

(in O Código do Ser, de James Hillman, pgs 15 e 16)

Um comentário:

alvestoteles disse...

É muito bom esse livro. Pode ajudar efetivamente o leitor a surpreender no seu mundo interno o "daimon" que, em poucas e inexatas palavras, seria o gênio pessoal que encerra uma imagem viva e atuante, cuja função é nos impelir à realização de um destino particular, o único que constitui a seiva vital da psique. Quanto não perdemos por não dar atenção a ele!!!
Abs
R. Nogueira