segunda-feira, 26 de novembro de 2007

História da Pedagogia - Franco Cambi

A história é o exercício da memória realizado para compreender o presente e para nele ler as possibilidades do futuro, mesmo que seja um futuro a construir, a escolher, a tornar possível.
(...)
A memória não é absolutamente o exercício de uma fuga do presente nem uma justificação genealógica daquilo que é, e tampouco o inventário mais ou menos sistemático dos monumentos de um passado encerrado e definitivo que se pretende reavivar por intermádio da nostalgia: não, é a imersão na fluidez do tempo e no traçado de seus múltiplos - e também interrompidos - itinerários, a recomposição de um desenho que, retrospectivamente, atua sobre o hoje projetando-o para o futuro, através da indicação de um sentido, de uma ordem ou desordem, de uma execução possível ou não.
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Através do passado criticamente revisitado, o presente (também criticamente) se abre para o futuro, que se vê carregado de impulsos não realizados do passado, mesmo o mais distante, sufocado ou marginalizado.

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