domingo, 15 de março de 2009

Exploração Vocabular - pronome de interrogação "por quê?"

O uso excessivo do pronome de interrogação "por quê?" pode indicar que seu proferidor é possuidor de uma constante curiosidade direcionada para o passado ou para as razões ocultas, no presente, que determinam um certo fenômeno.

Pessoas dessa natureza enxergam as coisas do mundo como passíveis de serem transformadas, porém mediante um esforço maior e mais engenhoso do que, por exemplo, as pessoas que utilizam com maior frequência o pronome de interrogação "como?" enxergariam.

São mais ativas e dispostas a atuar do que as pessoas orientadas a "quando?", porém mais propensas ao pessimismo e à desistência do que as pessoas orientadas a "onde?". Em relação a essas últimas, tendem a acreditar menos que as respostas possam chegar prontas a suas mãos.

Geralmente estão num ponto do raciocínio mais adiantado do que as pessoas que se perguntam "o que?" - embora frequentemente caminhe por longos períodos em trilhas erradas, por terem se furtado de examinar a resposta preciosa que essa simples pergunta poderia proporcionar.

A utilização do pronome de interrogação "por quê?" em altura ou timbres mais fortes também pode revelar uma forte inclinação à indignação e, em certa dose, um sutil traço de arrogância em seus julgamentos.

A expressão pode ser uma aliada no amadurecimento, mas costuma escravizar aquele que se utiliza dela, impedindo-o de viver a vida com mais leveza.

Sugestões de outras palavras e expressões para a série: "excesso", "transformação", "disposição", "desistência", "julgamentos".

4 comentários:

Nayara R disse...

Empaquei na comparação com o "Como?". Tenho achado que como? e por quê? devem andar muito juntos, mas que o como? ainda deve se sobrepôr ao por quê?.
E eu fico pensando que você tem que ter ascente em virgem, não é possível! rs

Anônimo disse...

Tenho uma admiração especial pelas pessoas do "Como?" (essa eu exercito bastante) e também pelas pessoas do "Onde?" (elas procuram caminhos...). Ambas orientadas a futuro isso que é legal!

Ascendente em Peixes. A lua e os demais planetas, não sei. Quem sabe não estão todos lá?

Bom te ver!

Anônimo disse...

Não me preocupo muito com a ideologia contida nas palavras (vou prestar mais atenção, achei muito legal) mas vivo buscando no houaiss a origem de muitas delas como se a origem pudesse traduzir o que ela quer realmente dizer.
O que anda aparecendo muito ultimamente na minha linha congestionada de raciocínio é o talvez...ando usando mais que pasta de dente...tem um diagnóstico pra isso?
Bj...eu sou de aquário com ascendente em peixes...isso quer dizer o que afinal?

Anônimo disse...

Eu, como boa piscina (com ascendente em capicórnio), sou curiosa, teimosa e cheia de perguntas.
O post me trouxe à mente meus montes de por quês... A terapia tenta me trazer sempre para os comos. E os ondes e quandos variam entre "aqui e agora" e "quando acontecer vc olha em volta e lida com isso".
Não que ache esse comment nada valioso, mas as perguntas em segundo plano na minha cabecinha serem pra mta coisa.
Tks, sweetie!
bjo.