sexta-feira, 13 de março de 2009

Exploração Vocabular - verbo "merecer"

Tenho a impressão de que algumas palavras aparecem com mais frequência na linha de raciocínio de uns do que de outros. Isso porque as palavras estão embebidas em ideologia e é preciso que, de alguma forma, se compartilhe dessa ideologia para poder utilizá-la.

De forma que eu me proponho um novo projeto: analisar palavras que aparecem com frequência nas minhas frases e nos meus pensamentos. Começarei a série com o verbo "merecer".

O uso da palavra "merecer" revela que seu proferidor acredita, em alguma medida, que a vida é regida pela relação entre causa e consequência e que se sentiria confortável com a existência de certa proporcionalidade entre uma e outra. Tal perfil de pessoa espera, obviamente, que o critério utilizado para conferir a consequência ao gerador da causa seja o mérito.

Não contam com sorte ou acaso, não entendem interesses mesquinhos e trapaças, aguardam longamente por uma justiça que não sabem se virá. Sua maior dificuldade é processar a incoerência entre "terem feito tudo certo" e "terem se dado mal do mesmo jeito".

São pessoas que, em geral, não sabem jogar o jogo do mundo com maestria.

Sugestões de outras palavras e expressões para a série: "mérito", "sorte", "trapaça", "justiça", "certo/errado", "bem/mal"

3 comentários:

Gabriel disse...

Achei esse post tão pertinente.

Nayara R disse...

Camila, como vai? Depois de muito tempo acabei parando aqui pelo seu blog. Com este, como com tantos dos seus posts, me identifiquei especialmente. rs Acabo de ser demitida da ONG em que gerenciava um dos programas, e o fato de "ter feito tudo certo" E "se dar mal do mesmo jeito" me é bastante conhecido.
O pior é que continua achando que devemos continuar a fazer tudo certo...
Beijo

Anônimo disse...

Oi, Gabriel. Saudade!

Nossa, Nayara, tá brincando... As vezes penso que mesmo pra fazer a coisa certa a gente tem que aprender a fazer do jeito certo... a vida não é fácil. Beijos pra você.