domingo, 14 de setembro de 2008

Sobre as ondas

Comecei a ler um livro sobre fracasso escolar que começa fazendo um apanhado histórico sobre o a evolução do preconceito de raça e, posteriormente, do preconceito de classe. Também sobre a forma como tivemos (a humanidade) que ser educados para correr atrás das coisas que corremos atrás nos dias de hoje ("todos eles querem grana, poder, dinheiro, diamantes, flashes excitantes...").

Nessas horas sinto minha ideologia de esquerda subitamente recuperar suas forças e me perguntar: é isso mesmo? a história já acabou? fizemos as escolhas certas? não há mesmo como voltar atrás, se assim decidirmos daqui pra frente?

2 comentários:

Anônimo disse...

E se a história for de cada um? E cada um quiser coisas diferentes? O grande problema da esquerda é enxergar categorias, não pessoas. Não dá para cultivar categorias - só normalizá-las - mas dá para cultivar interesses individuais. E criar pessoas. A História do Fukuyama talvez nunca tenha existido afinal... ;)

Camila disse...

Daí entra aquela história de que cada um lutar pelo melhor pra si talvez não nos leve à melhor condição que poderíamos ter se todos lutassem pelo melhor para todos. Mas concordo no que tange a transformar pessoas em abstrações.