sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dia de Aniversário

Dia de aniversário é sempre um encontro marcado - com a alegria ou com a tristeza. Basicamente por ser carregado de expectativas, quase sempre muito pessoais (emocionais).

O dia do seu aniversário é precisamente o dia em que você se dá muita importância. Perfeito - isso é bastante apropriado a qualquer tempo, diga-se de passagem. O problema é quando se espera o mesmo, de forma desenfreada, por parte de todas as demais pessoas do universo.

É sempre bom lembrar que pessoas continuam vivendo nos dias em que acontecem aniversários de outras pessoas: enfrentam dias difíceis no trabalho, brigam com seus namorados, conquistam o emprego dos sonhos, perdem pessoas queridas, fazem as pazes com o mundo, se esquecem das coisas... enfim, lidam com suas próprias vidas, cheias de desafios.

Então, o que de melhor o aniversariante faz, no seu próprio aniversário, é festejar consigo mesmo. É comemorar a existência desse ser que pensa como ele, sonha como ele, realiza o que é possível no ritmo dele e que merece toda sua própria consideração.

E que sejam bem-vindos os outros, se quiserem, se lembrarem, se calhar, para participarem da festa!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Uma nova década

Janeiro foi um mês que não pareceu passar depressa demais. A teoria de que o tempo passa mais rápido quanto menos coisas diferentes você faz na sua vida tem mesmo uma boa chance de ser verdade.

2010, já percebi, será um ano sem par - em que estudarei muito, por absoluta vontade. O ano em que já comecei a fazer mestrado antes mesmo de decidir o tema do projeto que submeterei para pleitear minha vaga no programa. O ano em que nem bem começou e - lá estou eu: imergindo e viajando para buscar conhecimento em outras terras.

Pela primeira vez estudo coisas que são exatamente o que eu quero crescer para ser.

Antes, minhas opções haviam sido por "ampliar o leque de possibilidades", "diversificar", "me diferenciar" de outros que estivessem nas minhas redondezas. Acabei virando periferia sem ter centro.

Essa etapa acabou. Já era tempo. Que mês tão feliz!