quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Galeria de Personagens - Farmacêutico da Cidadezinha

Homem. Vida inteira dedicada à medicina na pequena cidade, atendendo também fazendas próximas e distantes. Pessoa de fácil trato e muita responsabilidade. Foi o primeiro na cidade a ter um telefone (ainda de manivela) e um calhabeque (essencial para sua profissão). Na Revolução Constitucionalista de 1932, sabendo que os exércitos estavam próximos (e roubavam tudo o que viam pela frente em prol da causa), substituiu o combustível do calhambeque por Óleo de Ricino. Depois teve muito trabalho para limpar as peças do motor.

domingo, 23 de agosto de 2009

Galeria de Personagens - O Chinês que não joga nada fora

Chinês. 60 e tantos anos. Não joga nada fora desde sua chegada ao Brasil. Revistas de décadas são armazenadas em todos os cantos da casa. Teimoso, pouco higiêncio (seu gato é de uma sujeira lastimável), de preferências gastronômicas duvidosas. Apesar de ter inquilinos no primeiro andar de sua casa, deixar o tanque de areia (e fezes) do gato na porta de entrada é ponto de honra para ele.

sábado, 22 de agosto de 2009

Galeria de Personagens - Filho de Marinheiro

Homem. 43 anos. Filho de marinheiro português que, depois de se envolver com uma ribeirinha paraense, sequestrou o filho e o levou para Portugal. Criado pela madrasta, só aos 26 anos soube que sua mãe não estava morta desde o parto. Voltou ao Brasil, já formado em Biologia (com especialização em Florestas Tropicais) para procurar a mãe e viver 2 anos na selva, conhecendo na prática o que conheceu na teoria. Hoje é guia turístico na Amazônia.

(Aqui quebro minha regra de não colocar na galeria de personagens pessoas reais. Mas, fala sério, esse merece... na verdade, já pressinto que virão outros reais, antes de entrarmos na ficção)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Personagens

Ontem eu fiquei pensando nas minhas narrativas em gestação...

Gostaria de escrever histórias que não tivessem inspiração na vida real (nem minha nem de ninguém que eu conheça ou tenha lido).

Gostaria de ser capaz de conhecer outros universos por meio da escrita. Como alguém que vai descobrindo novos segredos nas vidas dos personagens que vai criando. Novas características em suas personalidades. Para isso, preciso de personagens não planos.

Queria que esses personagens fossem absolutamente diferentes de mim. Talvez pessoas que eu, num primeiro momento, detestasse. Boa idéia! Quem sabe, aos poucos, eu não descubra outros ângulos e perca um pouco dos preconceitos?

Acho que irei, aos poucos criando uma galeria. No momento em que sentir que alguma dessas criaturas merece ter suas histórias contadas, voilá! ... eis a narrativa!

"Eu sou um gênio!"

domingo, 2 de agosto de 2009

Escrever

Volta e meia me bate uma grande vontade de escrever. Narrativas, especificamente.

Nessas horas me lembro do Rubens Evald Filho que, numa entrevista, disse ter virado crítico de cinema por não existirem dentro dele grandes histórias para serem contadas.

Minha vontade de escrever é um pouco assim, sem nenhum objeto.

Por enquanto.