quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Bicho

Existe alguma forma de lidar com alguém que não mantém a palavra ou (não dá pra saber) não mantém a memória da palavra empenhada? (no fim dá tudo no mesmo).
Existe alguma forma ou a única saída é procurar manter distância de uma pessoa assim?
E se essa pessoa é A pessoa com possibilidades reais de fazer um grande sonho seu acontecer?

domingo, 27 de janeiro de 2008

Controle

A véspera de viagem de uma pessoa que vai ficar longe por 3 dias diz muito sobre sua necessidade de controle. Ainda mais quando ela acha que tem que ser assim mesmo pra garantir que tudo dê certo.

Isso me faz lembrar um amigo que um dia me perguntou se eu realmente acreditava que um dia iria morrer e eu não pude responder assim com tanta certeza...

domingo, 20 de janeiro de 2008

Lucidez

Quando uma coisa muito boa - mas muito boa mesmo! - acontece e tem uma responsabilidade grande - mas uma responsabilidade grande mesmo! - associada, a pessoa pode explodir de alegria (pensando na recompensa) ou paralisar de pânico (pensando na tarefa). Ou pode, ainda, manter o equilíbrio de uma felicidade serena. A isso eu chamo maturidade. Ou lucidez.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Reviravoltas

Perdi oportunidades de escrever posts interessantes essa semana.
Mas, também, se eu tivesse escrito todos, meus leitores achariam que eu sou esquizofrênica.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Promessas de felicidade

Existem pessoas que se aprimoram em habilidades de prometer felicidade aos pobres românticos.

Mesmo românticos escolados têm dificuldade de controlar o arrebatamento de um coração fisgado por sinais estudadamente pouco exagerados e "reveladores" da falta que fazem, do quanto são especiais, do quanto são queridos (apesar de tão pouco tempo!).

Geralmente os caçadores de românticos têm vidas ocupadas, estão sempre de passagem e - uma vez que excesso de perfeição é motivo pra desconfiança do santo - reside exatamente aí, na impossibilidade de ser completamente feliz pela distância de tempos e espaços, o fator que faz com que o santo creia.

Além, claro, da perspicácia absoluta do predador em descobrir traços apaixonantes da personalidade do romântico que nunca ninguém viu ou expressou de forma tão exata antes. O romântico é exatamente como o sedutor descreveu. Portanto, na lógica do romântico, todo o restante tem boas chances de ser igualmente verdadeiro.

São os românticos que produzem os sedutores (se alguém vende é porque alguém compra). E também quem tira o melhor proveito das habilidades longamente desenvolvidas, eterno enquanto dura.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Medo

A gente costuma encarar o medo como algo ruim, que deve ser superado. Acho que é da cultura ocidental julgar o valor de uma pessoa como sendo tanto maior quanto maior for sua coragem e ousadia.

Em geral não encaramos o medo como um aliado, sempre pronto a nos preservar. Associamos o medo... ao monstro. Derrotando o primeiro, o segundo será automaticamente liquidado. Como se monstros não existissem e "perigo" fosse uma palavra ultrapassada.

Prefiro o lema de uma amiga: vou com medo, mas vou.

Vou com o medo que avisa, pondera e acautela. Com o medo que diminui a velocidade dos fatos, mas aumenta as chances de um final feliz.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Insolúvel

O que é certo é certo.
O que é errado é errado.
O problema é que, às vezes, o que é certo dá errado e o oposto também não é verdadeiro.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Pé direito

Nem bem terminei a mandala de 2008 e já tem desejo se realizando.
Com o perdão do trocadilho, estou começando o ano com um senhor pé direito...